São Paulo, 7 de Abril de 2006

A Paz do Senhor Jesus Cristo!

Prezados, saúdo a todos com alegria e respeito pelas diferenças, unidos no Amor de Deus.

Neste momento gostaria de meditar de forma mais panorâmica os estágios atingidos:

Observo três seqüências de escolaridade na sabedoria quando a colocamos de forma vertical, ou seja, quando a utilizamos para buscar aquilo que não sabemos, mas sentimos que necessitamos.

- A Emocional, a criança chora quando sente dor e sorri quando se alegra, de forma pura e simples sem malicias ao usar a sensibilidade.

- A Racional, o adulto reprime sua sensibilidade para controlar suas carências e busca na sua inteligência as formulas para corrigir e organizar os valores para preservar a sinceridade da sensibilidade.

- A Sensitiva, após as falências das duas sabedorias de forma isolada, busca-se o equilíbrio (cabeça de adulto em coração criança), nesta situação o homem sente sua impotência diante de uma muralha chamada "Perdão", pois sua mente não consegue entender a ausência de malicia para enxergar a justiça, então se começa uma rota de fuga dos problemas pela insegurança de poder resolvê-la.

Nesta rota de peregrino sem rumo diante de neurônios massificados, multiplicam-se as carências mal resolvidas acumulando magoas e o desprezo pela qualidade de sinceridade, pois neste estagio a hipocrisia se torna para ele um instrumento de defesa vivendo uma ilusão consciente de sua pobreza espiritual.

Entretanto se ele persistir na busca da cura do "Perdão para si próprio e para o próximo" sem ocultar a sua enfermidade ele entra na dimensão Espiritual com olhos do coração (sensibilidade). Quando reprimimos o desejo de reagir às injustiças recebidas ou por nós praticadas acumulamos a dor na Alma que gera o "orgasmo espiritual", atingi-se o clímax emocional, sentir o Amor de Deus. Após este encontro, suas carências são supridas e seus horizontes ampliados saindo de seu "mundinho", de sabedoria egoísta e entrando num Universo inesgotável de Paz e Justiça.

Para se subir a montanha e descansar na casa branca da pureza para esperar o encontro espiritual de Amor, é preciso abandonar os desejos de juntar "pedrinhas" e "caçar borboletas", tirar as gorduras do coração (idolatrias), exercitar os músculos do espírito (fé), caminhar para dentro si e sentir a Paz do Senhor Jesus Cristo!

Até mais, fique com Deus!

Sérgio Higa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Paulo, 10 de maio de 2020

São Paulo, 24 de maio de 2020

São Paulo, 25 de abril de 2006